Bar & Company Bartenders

Minha foto
Olá, a Bar & Company Bartenders dá as boas vindas ao nosso blog. Não buscamos somente novos clientes, criamos novos amigos. APRECIE SEM MODERAÇÃO!
O Bom bartender

Assim como em qualquer outra profissão uma pessoa que queira ser um bom bartender, tem muitos passos a seguir. Primeiramente aliar conhecimento e teoria á pratica. Utilizar sempre teoria e ciencia em prol de uma melhoria na técnica e na pratica é necessário.

Ainda mais para um bartender que lida com diversas e diferente situações. Nesse sentido, um profissional que apenas saiba fazer coquetéis não tem lugar no mercado. É preciso conhecer os materiais que utiliza, suas origens, qual o impacto que vão ter na profissão e quais são as novas atualidades. Também não é válido o profissional que sabe apenas a teoria e não possui habilidade técnica. Um bartender que sabe tudo sobre casa bebida existente e não consegue mistura-las não terá bom resultado.

Outra caracteristica fundamental do bom bartender é do conhecimento de sua clientela e de seu processo de consumo. Conhecer o processo devenda de coquetéis é fundamental para que o bartender saiba lidar com diferentes clientes.

Além da teoria e prática o bartender precisa de muitas outras características para alcançar a qualidade no seu trabalho. Mistura-se então outro indispensável ingrediente na receita de um bom bartender: a sensibilidade de um relações públicas. O senso de humor, o contato humano, a sensatez, a disponibilidade, a discrição e tantas outras qualidades que compõem essa receita devem fazer parte do dia a dia do verdadeiro profissional. Como diz a sabedoria dessa profissão, "pode-se ser resmungão atrás de um caixa de supermercado ou de um balcão de banco, mas nunca atrás de um copo de mistura ou de um shaker!"



Uma das coisas que vem deixando de ser opcional na vida de um bom bartender é o multiconhecimento de outras línguas assim tambem como habilidade com as novidades tecnológicas, o serviço do bartender é muito requisitado em bares de návios internacionais, hoteis e bares que recebem turístas. Em muitos casos a empresa (chamemos assim quais quer seja a finalidade do bar) é diretamente ligada ao seus drinks e ao seu barman, por isso o "homem do bar" deve estar sempre pronto pra atender quem quer que seja indiferente sua nacionalidade.

Geralmente o bartender é auxiliado por um barback (antigo cummim de bar), que cuida da parte de limpeza e providencia os materiais requisitados, além de um garçom que serve os clientes nas mesas.

O bom bartender também também deve desenvolver as seguintes qualidades:

  • Senso de Justiça: Atender todos por igual, sem privilégios, não apenas entre os clientes, mas também entre aqueles que o auxilia e estão ao seu redor.
  • Senso de Diplomacia: Como trabalhamos com o público, devemos ter boa aparência e bons costumes. Um sorriso e uma boa acolhida produz boa impressão
  • Senso de Descrição: Muitas vezes é confidenciado ao bartender informações da vida de seus clientes, essas informações jamais devem ser repassadas.
Um bom bartender, Ouve mais não escuta nada, vê mais não enxerga e simplesmente fala o necessário. Se me entendem... rsrs